Ensino Fundamental 2 - anos finais

Experiências de uma nova fase

Faz parte da aquisição da autonomia de estudos o desenvolvimento da capacidade organizativa, o respeito a planejamentos previamente estabelecidos. Nesse processo, os alunos aprendem muito sobre si mesmos, e desenvolvem instrumentos de adaptação ao mundo à sua volta.

DIFERENCIAIS ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

 

APRENDENDO A APRENDER – NOSSOS ALUNOS, CRIANDO CONHECIMENTO

Na rotina do Fundamental II, a palavra de ordem é autonomia.

Aqui nossos alunos são orientados e acompanhados de maneira individual. Estamos alinhando a BNCC pautados nas habilidades e competências que desejamos desenvolver ao longo da vida escolar.

Utilizando a Metodologia Ativa, nossos professores trazem os debates para a sala de aula, onde os alunos encontram novas formas de se expressar sempre relacionando as matérias aprendidas com o cotidiano. Assim, o aluno torna-se o PROTAGONISTA na relação ensino/ aprendizagem.

Nosso aluno tem todo apoio para aprender cada vez mais com as tarefas da sala de aula e com as tarefas de casa.

São 4 apostilas utilizadas ao longo do ano, com diversas tarefas e atividades que possibilitam o crescimento do aluno. E, assim, trabalhamos a “aula dada, aula estudada hoje”.



PILAR SOCIOEMOCIONAL: AUTOGESTÃO, TOMADA DE DECISÃO RESPONSÁVEL E CONSCIÊNCIA EMOCIONAL

No pilar Socioemocional, trabalhamos a liderança individual do aluno através do Programa Líder em Mim, objetivando o fortalecimento de indivíduos autônomos e protagonistas de suas próprias vidas.

Nossa escola desenvolve: a Autogestão, Tomada de Decisão Responsável e Consciência Emocional.


 

MUNDO MAKER

Para estimular a criatividade, a colaboração e a sustentabilidade, possuímos uma sala Maker, onde os alunos desenvolvem o conhecimento de maneira prática e interdisciplinar, “colocando a mão na massa”.

A disciplina Maker surge como grande aliada ao aprendizado, visto transforma o colégio Anglo em um amplo espaço para experimentação e prática do conhecimento, além de tornar a escola um ambiente colaborativo de aprendizagem. A máxima do “faça você mesmo” possibilita mais interação entre os estudantes e professores no processo de ensino-aprendizagem, algo inerente à proposta das chamadas metodologias ativas de ensino.


PROGRAMA BILINGUE: MUITO ALÉM DE ENSINAR A FALAR INGLÊS

Nossa escola é pioneira na implementação do Programa Bilíngue. Desde 2017, firmamos uma grande parceria com a Seven, empresa líder no Brasil nesse segmento.

No colégio Anglo, os alunos aprendem o Inglês com a metodologia do idioma vivo. Essa metodologia consiste em ensinar esse idioma como ferramenta de comunicação sem barreiras e sem receio, de uma maneira natural.

Nossos alunos chegam ao final do Ensino Fundamental proficientes na língua porque há o desenvolvimento das competências necessárias para a formação de um cidadão global, apto a se comunicar com fluência e naturalidade, defendendo seus pontos de vista, emitindo opiniões e resolvendo problemas.

No programa bilíngue do Anglo, você encontra:

-Expansão da carga horária de Inglês no Fundamental II;

-Acompanhamento e aferição de todo o processo de aprendizagem, mantendo famílias e alunos informados do progresso;

-Preparação para os exames de proficiência de Cambridge.


POR QUE INCENTIVAR AS OLIMPÍADAS?

Aqui no Colégio Anglo, estimulamos a participação de todos os nossos alunos em olimpíadas desde o 3º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

As olimpíadas de conhecimento, acadêmicas ou científicas são competições que acontecem, visando medir e premiar o conhecimento de estudantes, do Ensino Fundamental ao Médio. Por meio da realização de provas teóricas e práticas, os alunos recebem notas correspondentes, sendo os melhores resultados recompensados com medalhas e diversos prêmios.

Para nós, o objetivo geral dessas competições que, via de regra, acontecem anualmente, é o de incentivar nossos alunos a valorizarem o meio científico, bem como e identificar talentos nas mais diversas áreas do conhecimento, estimulando-os a escolher a área científica para suas carreiras.

Atualmente, o Brasil ganhou uma nova modalidade para o ingresso às Universidades. Essas instituições têm separado vagas para participantes e vencedores de olimpíadas acadêmicas nacionais e internacionais, os quais não precisam fazer provas do vestibular nem o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Eles usam o próprio desempenho nas olimpíadas científicas para concorrer às vagas. É uma recompensa aos estudantes que participam desses desafios.


SAÍDAS PEDAGÓGICAS

As visitas e excursões a exposições, institutos, empresas, parques e museus mesclam o caráter lúdico de um passeio com a vivência dos conteúdos e conceitos abordados e discutidos em sala de aula.